Já pensou quais relatórios são essenciais para uma boa gestão financeira do seu negócio?
Você sabe que gerir uma empresa requer uma rigorosa dedicação e a parte financeira, sem sombra de dúvidas, é a que mais precisa de atenção.
Os relatórios financeiros são poderosas ferramentas nas mãos dos gestores, já que fornecem informações e dados que indicam a real situação financeira da empresa.
E foi pensando nisso, que a Marbo Contábil começou a disponibilizar para seus clientes três essenciais relatórios, que garantem maior agilidade e confiança nos processos de tomadas de decisões. São eles:
- Relatório DRE;
- Relatório DFC;
- Balanço Patrimonial.
Confira quais são os documentos que devem ser enviados para a confecção desses relatórios.
Relatório DRE
O Demonstrativo de Resultados de Exercício é um relatório essencial para os clientes que precisam ter informações sobre a situação financeira da empresa.
O DRE possibilita ao gestor saber se a empresa obteve lucro em determinado período de tempo, fornecendo um verdadeiro raio-x do negócio.
O Demonstrativo de Resultados de Exercício ajuda os gestores a terem uma visão mais realista sobre decisões que devem ser tomadas. Esse relatório consegue fazer previsões mais realistas sobre a viabilidade econômica em determinados investimentos.
Os dados usados no DRE:
- Receitas brutas;
- Despesas operacionais;
- Despesas com impostos e tributação;
Informações obtidas com o DRE:
- Lucro ou prejuízo obtido;
- Lucro ou prejuízo operacional;
- Lucro ou prejuízo líquido;
Relatório DFC
O Demonstrativo de Fluxo de Caixa (DFC) é um relatório que apresenta objetivamente as receitas, despesas e também o prejuízo ou lucro de uma empresa em um determinado período do tempo, utilizando o Regime de Caixa.
O DFC irá detalhar a originalidade dos dados relatados por uma empresa e de como eles foram utilizados. O Demonstrativo de Fluxo de Caixa não inclui apenas o fluxo de caixa, nesse tipo de relatório também entram demonstrações, contas bancárias além das aplicações de liquidez imediata.
Esse relatório é obrigatório para vários tipos de empresa, determinado pela lei nº 11.638/2007, ele ajuda manter a saúde financeira do negócio em dia. A demonstração deve ser relatada pelo menos uma vez ao ano, juntamente com outros balanços da empresa, por isso a sua importância.
Tome Nota: é recomendado o acompanhamento do DFC mensalmente ou se for preciso, semanalmente.
O DFC é segmentado em três grandes atividades:
- Atividades operacional;
- Atividades de investimentos;
- Atividades de financiamento.
A DFC ajudará a sua empresa entender os momentos de seca e de como sobressair sobre investimentos.
Relatório Balanço Patrimonial
O balanço patrimonial (ou BP) é uma demonstração contábil que detalha a posição patrimonial da empresa em um determinado período do tempo. É necessário que seja adicionado ao Balanço patrimonial, os relatórios DRE e o DFC.
O balanço patrimonial em função do seu detalhamento e complexidade é essencial para a boa gestão financeira. É extremamente útil para o gestor que necessita de dados para planejamento empresarial, como planejamento orçamentário e projeção de resultados.
O que compõem o BP
- Ativos (circulantes e não-circulantes)
- Passivos (circulantes e não-circulantes)
- Patrimônio Líquido
E aí, ficou interessado em receber esses relatórios?